quinta-feira, 31 de maio de 2012

Projeto:cuidando do meio ambiente plantando para o futuro


PROJETO : Cuidando do meio ambiente plantando para o futuro


JUSTIFICATIVA

Preservar o Meio Ambiente nunca teve em tanto destaque como nos últimos tempos. O ser humano nunca antes esteve diante de tamanha decisão tão importante para o futuro da própria raça. Preservar ou destruir?
Sendo assim, diante de constantes transformações do planeta decorrente de sua degradação desenfreada, preservar o meio ambiente agora virou prioridade para poder se pensar no amanhã. E isso depende de cada  um de nós.
Cientes da necessidade de cooperar pela sustentação do planeta é que, exercendo o papel de educadoras e por acreditar que a escola é um veículo com grandes poderes de transmissão de pensamento e também auxiliadora no processo de construção de conhecimento, percebemos o quanto o assunto é importante para ser trabalhado com educação infantil, pois as crianças nessa faixa etária de idade demonstram maior interesse e preocupação pelas causas que afetam o meio ambiente e Ensinar a criança a cuidar dos bens que Deus nos deu é nossa prioridade.

OBJETIVO:
O objetivo geral do projeto é o de proporcionar aos alunos um espaço onde a  criança possa sentir-se sujeito da ação, voltando-se para as questões do meio em que vive, oportunizando práticas educativas para o desenvolvimento da cidadania ativa e consciente, observar que todos somos responsáveis pela limpeza da escola e da cidade , reconhecendo a importância da reciclagem e da coleta seletiva do lixo. Aprender a separar o lixo de forma seletivas a fim de que possa ser reciclado e transformado novas coisas. Tornando-os conscientes das conseqüências oriundas da não preservação do meio ambiente

Objetivo Específico:

• Adotar costumes na escola, em casa e na comunidade de preservação ao
Ambiente

Metodologia e Procedimento:O projeto começou com uma sondagem junto aos alunos , destacando-se a problemática do lixo . A partir desta sondagem realizamos um levantamento prévio dos conhecimentos dos alunos sobre o tema em questão para ser trabalhado em sala de aula . será elaborado um plano de aula , utilizando bibliografias e matérias disponível na escolas como vídeo , Cd musicais , revistas e modelos de atividades que propiciem a confecção de brinquedos com produtos reciclados : garrafas plásticas , rolos de papel higiênico, potes de iogurte , palitos de picolé, tampinhas etc.

Avaliação : A avaliação do projeto , será observado através de mudanças nos hábitos de consumo a partir da adoção os três “ R” Reduzir, Reutilizar e Reciclar . Ao final do trabalho, espera-se que as crianças entendam de que toa matéria prima pode ser reaproveitada e de que a vida depende de um ambiente limpo. Assiduidade e participação nas atividades também serão considerados positives.

 CONTEÚDOS:

CONCEITUAIS:

Saber sobre a necessidade
de se preservar a natureza;

Conhecer as causas
da poluição e degradação da natureza;

Identificar algumas
maneiras do desenvolvimento sustentável e sua vital importância para
as pessoas;

Reconhecer a importância
da água para a vida e suas diversas utilidades;

Conhecer as causas
da poluição e degradação da natureza;

Identificar os cuidados
que devemos ter para o uso consciente dos meios ambientais.
PROCEDIMENTAIS:

Ouvir histórias,
poesias e textos informativos relacionados ao tema;

Realizar experiências
com pequenos insetos e plantas;

Observar as conseqüências
dos maus tratos ao meio ambiente;

Ouvir músicas,
assistir a vídeos que tratem do tema

Confeccionar maquetes
e painéis relacionados ao tema.

Criar uma horta
suspensa;

Realizar atividades
diversificadas que envolvam todas as áreas do conhecimento.

ATITUDINAIS
Economizar água nas diversas situações cotidianas em casa e na escola.
Colaborar para a preservação da água no meio-ambiente.
Ser um agente multiplicador de conhecimentos sobre a água e o meio ambiente em geral.
Valorizar a natureza, percebendo sua importância para a vida de todos os seres vivos.
Adquirir hábitos de cuidado e preservação do meio onde se vive.


 ETAPAS PREVISTAS VISANDO
ÀS ÁREAS ESPECÍFICAS DO CONHECIMENTO
:
Linguagem oral e escrita e matematica
histórias, par lendas, adivinhas que falem sobre o assunto;
Produção coletiva
Escrita espontânea;
Atividades com alfabeto
Noções de massa
(pesado/leve), volume (cheio/vazio)

Jogos e quebra cabeças
Natureza e Sociedade
Conversa sobre o
desperdício da água nas diversas situações cotidianas;

Passeio ao redor
da escolinha observando o lixo jogado fora;

Experiência do
pé de feijão e do alpiste;

Horta suspensa;
Vídeos que abordam
o tema.

Pesquisa de gravuras
que ilustrem as diferenças entre o meio ambiente preservado e o não
preservado;


 AVALIAÇÃO
Constante durante todo o período
de realização do projeto.Observação dos
alunos durante todas as experiências;
Interesse e participação
na confecção de todas as atividades;

Através de relato oral
Perceber através das diversas atividades realizadas a coerência com o tema exposto e o resultado das produções;
Verificar se houve um despertar ecológico no sentido de reflexão e alerta quanto ao amor e cuidado com a Natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário