domingo, 23 de outubro de 2011

projeto em boca saudavel não entra cárie

PROJETO SEMANA DOS DENTES
EM BOCA SAUDAVEL NÃO ENTRA CÁRIE
Justificativa
Muitas pessoas desconhecem que cuidar dos dentes desde a infância tem um efeito muito importante, Atitudes e hábitos adquiridos na infância relativos aos dentes são críticos para uma boa saúde oral e de todo o organismo no decorrer da vida.
Objetivos: - Reconhecer a existência de diferentes formas, tamanha e funções dos dentes; - Ampliar o vocabulário; Reconhecer o que faz bem e o que faz mal para os dentes.
Objetivos Procedimentais - Produzir trabalhos de artes; Coletar dados por meio de pesquisas e observações; Desenvolver a capacidade criadora; - Estimular a criatividade; - Confeccionar: boca gigante.
Objetivos Atitudinais - Respeitar e valorizar a saúde bucal; Apresentar atitude de higiene.
Metodologia;
Estabelecer novas possibilidades de aprendizagem para os alunos no sentido de melhorar as condições do aprender e de sua intervenção no mundo. Promovendo a discussão sobre A higiene bucal para uma compreensão, informando a criança sobre a boa alimentação para o sorriso saudável. Organizando peça teatral para melhorar a compreensão sobre os amigos e inimigos dos dentes- Montar um cartaz com o que faz bem e o que faz mal para os dentes. Procurar figuras em revistas para colar no cartaz. Expor na sala.

Avaliação: Ao longo de todo o processo, através das atividades desenvolvidas, das brincadeiras e conforme o interesse de cada criança.
TEXTOS: - QUEM É QUEM DENTRO DA BOCA Os adultos têm 32 dentes na boca. Quando eles caem não nascem outros. As crianças têm 20, que começam a serem trocados por volta dos sete anos. Os dentes da frente são os incisivos. Eles são oito e cortam os alimentos. Os caninos servem para rasgar a comida. Eles parecem dentes de cachorro. Todo mundo tem quatro caninos. Os pré-molares são os dentes do meio. As crianças não têm dentes pré-molares. Os adultos têm oito. Os molares servem para “amassar” o alimento. As crianças têm oito dentes molares e os adultos, A SAÚDE DOS DENTES Cuidar dos dentes é um hábito pessoal muito importante para a saúde. Uma boa dentição auxilia na mastigação dos alimentos. Escovar os dentes ao levantar, após as refeições e antes de dormir. - A SAÚDE DE SEU SORRISO Existem três coisas muito importantes para se ter uma boca saudável: boa alimentação. Higiene e acompanhamento do dentista.
A placa bacteriana é uma massa esbranquiçada que aparece nos dentes depois que comemos. Ela é formada por restos de comida, principalmente os açucares, que quando fermentam, provocam cáries e inflamações na gengiva. Portanto, não como doces demais. Isso pode estragar os dentes e não alimentar direito Comer apenas nas refeições também é muito importante. Nada de beliscar a toda hora. Prefira alimentos naturais, como frutas e sucos, que tem menos açúcar e são mais saudáveis. - Higiene Escovar os dentes depois de comer é o melhor jeito de impedir doenças na boca. Quem come entre as refeições precisa escovar os dentes mais vezes. Se comer somente no café, almoço e jantar terão de escová-los três vezes. Bem melhor, né? Use escovas de cerdas macias e de cabeça pequena. Quando as cerdas começarem a ficarem curvas, já não limpam mais os dentes. Aí é hora de trocar de escova. Escove todos os lados dos dentes. Limpe dois de cada vez, com calma e sem usar muita força. A gengiva tem uma parte solta do dente que junta restos de comida e deve ser bem escovada. Escove também a língua, ou ela ficará branca e suja. Você sabia que a saliva e a língua limpam os dentes? Quando a gente dorme, a saliva diminui e a língua fica parada. É aí que as bactérias fazem a festa com os restos de comida que ficam na boca. Por isso a escovação antes de dormir é a mais importante. É por isso também que os bebês não devem tomar mamadeira a noite: os restos de leite causam a cárie de mamadeira. Outro grande inimigo na limpeza bucal é o fio dental. Pelo menos uma vez por dia, de preferência na ultima escovação, antes de dormir, passe o fio dental entre os dentes. - Acompanhamento do dentista Se você for sempre ao dentista, ele irá ajudá-lo a fazer uma higiene correta, aplicando flúor para proteger os dentes e ensinar vários cuidados especial. Ele poderá até mesmo descobrir problemas que só no futuro começarão a incomodar
Tudo isso é prevenção, cuidados que devemos tomar para evitar doenças bucais e manter um sorriso bonito com dentes brancos e fortes. - BOCA SAUDÁVEL, SORRISO FELIZ! Algumas pessoas acham que se usarem anticéptico bucal (aquele liquido para fazer bochechos), não precisarão escovar os dentes. O bochecho consegue apenas limitar o crescimento das placas bacterianas acumular-se em seus dentes, ela acaba endurecendo. E aí vira tártaro, uma camada dura e amarelada que somente o dentista consegue tirar. - CURIOSIDADES!?!? O ser humano tem 32 dentes. Se você acha que dá trabalho escovar, isso tudo, está na hora de conhecer os: “Dentuços” do Mundo Animal Quem pensa que os crocodilos são os campeões, está enganado. Apesar do bocão, nenhum deles chega a ter 100 dentes. Nesse assunto, os peixes é que dão um show. O tubarão–baleia, por exemplo, tem apenas 20 cm de comprimento e mais de 4500 dentes! Mais incrível ainda é o peixe-gato, que mede no máximo 30 cm de comprimento, mas 9280 dentes, mais do que o dobro do tubarão-baleia. - MÁQUINA DO TEMPO: A MAIOR DAS INVENÇÕES Imagine como seria viver sem escova e pasta de dentes. Além do mau hálito, as pessoas acabariam desdentadas! Por isso, os homens sempre se preocuparam com a higiene bucal. Os antigos egípcios há milhares de anos, já usavam um tipo de pasta para limpar os dentes. Era uma mistura esquisita em que entrava até cinza de ossos de boi. Talvez limpasse os dentes, mas eles não deviam ficar muito brancos. Os índios brasileiros também se cuidavam, antes mesmo dos portugueses chegarem aqui. Havia uma tribo do Mato Grosso, chamada Kuikuro, que usava resina de jatobá (uma árvore) para preencher buracos nos dentes. Cada povo tinha seu jeito de tratar do assunto. Alguns criaram dentaduras, que também não resolviam o problema. É que muitas eram feitas de madeira e outros materiais que, com o tempo, estragavam e até apodreciam dentro da boca. Eca! No final do século XV, surgiu uma grande novidade: os chineses criaram a escova de dente. Feitas com pelos de porco, foi um sucesso na Europa. Mas como custava caro, às vezes se comprava uma para toda família. No século XVIII, quando os ingleses inventaram a pasta de dente, a situação mudou muito: quem tinha pouco dinheiro passava o creme no dedo mesmo. Já pensou se hoje fosse assim? Ainda bem que as coisas melhoraram bastante de lá para cá. Não é a toa que uma pesquisa feita nos Estados Unidos escolheu a escova de dente como a maior das invenções. Mais importante até do que o carro e o celular. Afinal, há muitas maneiras de viajar e se comunicar. Mas não existe um jeito melhor de limpar os dentes do que com uma boa escovada. –
A PASTA DE DENTE A pasta de dente é uma mistura de muitos ingredientes, cujos principais são: um tipo de detergente para limpar os dentes e uma substancia chamado flúor, que serve para deixá-los mais forte. Existem também corantes e açucares que dão gosto e cor a pasta. O creme entra no tubo pela parte de baixo, oposta ao bico com tampa. Depois uma maquina prensa a parte por onde a pasta entrou, selando o tubo.
MANDAMENTOS DA SAÚDE BUCAL 1- Escovar corretamente os dentes, após cada refeição e principalmente antes de dormir; 2- Escove a língua para evitar o mau hábito; 3- Use regularmente o fio dental para limpeza entre os dentes; 4- Use periodicamente o flúor para fortalecimento dos dentes; 5- Use creme dental com flúor; 6- Evite o consumo freqüente de açúcar; 7- Visite periodicamente o seu dentista (de 6 em 6 meses) 8- Lave sempre a sua escova após o uso; 9- Utilize escova com cerdas macias e pontas arredondadas; 10- Troque periodicamente a sua escova (aproximadamente a cada 4 meses); BENEFÍCIO DA DENTIÇÃO SAUDÁVEL 1- Boa saúde 2- Boa aparência 3- Boa pronuncia 4- Bom hálito 5- Boa digestão 6- Favorece o relacionamento social 7
História:
DENTINHOS LIMPINHOS
Era uma vez dentinhos de leite que sofriam muito com o ataque das bactérias depois de cada refeição. Isso porque o garoto, dono da boca onde os dentinhos moravam, sempre esquecia de escovar os dentes. Não tinha para ninguém: As bactérias vinham com tudo, ajudadas pelos restos de alimentos que ficavam entre os dentes dando a maior força para as cáries. - SOCOOOORRO!!!!! Ouvindo o chamado desesperado dos dentinhos, a pasta de dentes pulou em cima da escova e gritou ainda mais alto: - Lá vamos nóóóóóós! E voaram para dentro da boca para socorrer os chorões. Pulando corda veio a Fita Dental. Enfiou-se entre os dentes dando um "chega pra lá" nos restinhos de comida. - Quem nos ajuda? - Somos nós? Pasta de Dentes, Escova e Fio ou Fita Dental. Este é o batalhão da Higiene Bucal em Ação. Estamos em mais uma missão diária importante! Eles fizeram seu trabalho. Expulsaram as bactérias e evitaram, mais uma vez, que os dentes fossem atacados pelos bichinhos da cárie.
PARA QUE SERVE: ESCOVA DE DENTE: Ajuda a retirar os restos de comida que ficam presos nos dentes. Você pode escolher um daqueles modelos bem incrementados, coloridos. Mas fique ligado, porque não adianta ser apenas bonita, a escova que ser também eficiente, com tamanho adequado para sua boca e cerdas macias para limpar sem machucar. Seu dentista pode orientar você a escolher a melhor escova. Quando a sua escova ficar descabelada é hora de trocar por uma novinha. Temos que substituí-la rapidinho.
A PASTA DE DENTE: Ela garante a limpeza da boca ao retirar a placa bacteriana, além de conter flúor. Flúor é uma substância que torna os dentes mais resistentes. Mas nada de exagero! Basta uma pequena quantidade (uma golinha do tamanho de uma ervilha). No final da escovação cuspa tudo fora, não engula nada. Pasta de dente é para limpar, não para alimentar. FIO OU FITA DENTAL: Deve ser usada pelo menos uma vez por dia. Magrinha e fininha daquele jeito, a fita dental consegue chegar onde a escova não alcança completando o serviço.
ESCOVA PRA CÁ, ESCOVA PRA LÁ EXÉRCITO A POSTOS? ENTÃO! VAMOS AO ATAQUE: É preciso percorrer todo o território com a escova. Você não quer deixar nenhuma área desprotegida, não e? Escove os dentes tanto na parte de fora quanto na parte de dentro, tanto os dentes da frente quanto aqueles que estão lá atrás. Nos dentes de cima passe a escova de cima para baixo. Nos dentes de baixo faça o movimento contrário de baixo para cima. É como se estivesse "penteando" os dentes girando levemente a escova, sempre tomando a gengiva como ponto de partida e indo até o topo do dente. E já que seu exército está na área, aproveite para escovar também a língua. Ela também merece uma faxina. Completando a operação de guerra, entra em capo a fita dental tirando de campos os restos de comida que ficaram escondidos entre os dentes. Esta é a famosa guerra entre a higiene bucal e as bactérias que causam a cárie. Porém de nada vale a escova, a pasta de dente e a fita dental se não tiver a sua ajuda. Você é que tem que liderar o combate às cáries garantindo a limpeza e a conservação dos dentes. Por isso, depois das refeições ou de comer doces e antes de dormir, não esqueça de colocar em ação o Batalhão da Limpeza Bucal: A Escova de Dentes, Pasta e Fio ou Fita Dental.
XÔ CÁRIE Como guerra é guerra, nada melhor do que conhecer o inimigo. Vamos lá: A cárie acontece quando uma certa bactéria, muito chata por sinal, transforma os restos de alimentos que ingerimos, principalmente o açúcar, em ácidos prejudiciais aos dentes. Essa bactéria fica grudadinha com muitas outras sobre os dentes e ao redor das gengivas, formando uma película chamada placa bacteriana.
Insistente e teimosa, essa placa se forma todos os dias. Os ácidos liberados pelas bactérias da placa atacam o esmalte dental (a parte branca), até causar um "buraco", a famosa cárie, em um processo chamado desmineralização. Se não for tratada logo, a cárie começa a aumentar e a corroer o interior do dente, provocando dor. E não dá pra descuidar, porque as cáries atacam sem avisar. Sabia que a dieta tem tudo a ver com a cárie? É bom comer alimentos ricos em fibras, como cenoura, aveia, maçã, pepino e verduras em geral. Eles são verdadeiros desinfetantes, pois diminuem a acidez da boca, que também contribui para a cárie. E agora a parte mais difícil: evitar comer muito chocolate, balas, doces e refrigerantes_ ou seja, tudo que é rico em açúcar. Assim como a gente, os tais ácidos também adoram um docinho. Os dentes não querem saber de moleza: eles também precisam de exercícios. É verdade! Mas não precisa levá-los para a academia. A melhor ginástica para os dentes _ e também para as arcadas dentárias, onde eles estão confortavelmente instalados _ é mastigar alimentos duros, como maçã e cenoura crua. Se até os dentes gostam de ginástica, por que você vai ficar nessa preguiça toda, enrolando na hora de escovar os dentes? Coloque esse quarteto em ação... FIM DA HISTÓRIA .
Os riscos do uso da pasta de dente com flúor em crianças pequenas Estudo mostra que isso aumenta as chances do seu filho ter fluorese, que afeta o esmalte do dente e produz manchas De morango, cereja, uva. São muitas as opções de pastas de dentes para crianças. Na hora de escolher, veja quais não contêm flúor (a informação vem no rótulo da embalagem). Crianças pequenas, com até 6 anos, não podem usar esse tipo de pastas. Como elas não sabem cuspir nem bochechar, engolem um pouco da pasta, ingerindo mais flúor do que o recomendado. Em excesso, essa substância causa fluorese, distúrbio que afeta o esmalte e produz manchas nos dentes. Um estudo norte-americano mostrou esse mesmo risco em crianças menores de um ano. Assim que seu filho aprender a escovar os dentes sozinhos e conseguir cuspir, ela já pode usar uma pasta infantil. Elas têm flúor, mas em menor quantidade. Listamos aqui as dúvidas mais comuns sobre a hora de escovar os dentes: - Como escolher a escova? A primeira escova do bebê precisa ter cerdas extra macias para não machucar as gengivas. A cabeça tem de ser pequena, assim alcança os dentinhos do fundo sem causar desconforto, mas o cabo deve ser longo, para que o adulto que está fazendo a escovação consiga limpar todos os dentes da criança. - Quanto de creme posso usar? Na hora de fazer a limpeza, coloque na escova o equivalente a um grão de ervilha de creme dental. - Preciso trocar a escova com freqüência? Sim. Os dentistas recomendam a substituição da escova a cada dois ou três meses porque as cerdas se deformam, dificultando uma escovação eficaz. Após esse período, também é mais difícil eliminar todos os resíduos que ficam acumulados entre as cerdas. - O que fazer quando meu filho pedir para brincar com a escova? Deixe seu filho brincar de escovar os dentes com uma escova velha (que ele já tenha usado), que é mais macia, até ele se acostumar. Depois, escove com a nova. - Como facilitar a hora de escovar os dentes? E se meu filho não quiser... Primeiro, reforce o hábito. Assim que ele terminar de comer, encaminhe-o para a pia do banheiro. Faça da escovação uma atividade em família, pois crianças gostam de imitar os adultos. As escovas podem ter o personagem preferido do seu filho. Quando ele terminar, parabenize-o dizendo que o cheiro da boca dele está gostoso, que os bichinhos foram embora etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário