PROJETO : Cuidando do meio ambiente
plantando para o futuro
Preservar
o Meio Ambiente nunca teve em tanto destaque como nos últimos tempos. O ser
humano nunca antes esteve diante de tamanha decisão tão importante para o
futuro da própria raça. Preservar ou destruir?
Sendo
assim, diante de constantes transformações do planeta decorrente de sua
degradação desenfreada, preservar o meio ambiente agora virou prioridade para
poder se pensar no amanhã. E isso depende de cada um de nós.Cientes da necessidade de cooperar pela sustentação do planeta é que, exercendo o papel de educadoras e por acreditar que a escola é um veículo com grandes poderes de transmissão de pensamento e também auxiliadora no processo de construção de conhecimento, percebemos o quanto o assunto é importante para ser trabalhado com educação infantil, pois as crianças nessa faixa etária de idade demonstram maior interesse e preocupação pelas causas que afetam o meio ambiente e Ensinar a criança a cuidar dos bens que Deus nos deu é nossa prioridade.
OBJETIVO:
O objetivo geral do projeto é o de
proporcionar aos alunos um espaço onde a criança possa
sentir-se sujeito da ação, voltando-se para as questões do meio em que vive,
oportunizando práticas educativas para o desenvolvimento da cidadania ativa e
consciente, observar que todos somos responsáveis pela limpeza da escola e da
cidade , reconhecendo a importância da reciclagem e da coleta seletiva do lixo.
Aprender a separar o lixo de forma seletivas a fim de que possa
ser reciclado e transformado novas coisas. Tornando-os
conscientes das conseqüências oriundas da não preservação do meio ambiente
Objetivo Específico:
• Adotar costumes na escola, em casa e na
comunidade de preservação ao
Ambiente
Metodologia e Procedimento:O projeto começou com
uma sondagem junto aos alunos , destacando-se a problemática do lixo . A partir desta
sondagem realizamos um levantamento prévio dos conhecimentos dos alunos sobre o
tema em questão para ser trabalhado em sala de aula . será elaborado um plano
de aula , utilizando bibliografias e matérias disponível na escolas como vídeo
, Cd musicais , revistas e modelos de atividades que propiciem a confecção de
brinquedos com produtos reciclados : garrafas plásticas , rolos de papel
higiênico, potes de iogurte , palitos de picolé, tampinhas etc.
Avaliação : A
avaliação do projeto , será observado através de mudanças nos hábitos de
consumo a partir da adoção os três “ R” Reduzir, Reutilizar e Reciclar . Ao
final do trabalho, espera-se que as crianças entendam de que toa matéria prima
pode ser reaproveitada e de que a vida depende de um ambiente limpo. Assiduidade e participação nas atividades também serão
considerados positives.
CONTEÚDOS:
CONCEITUAIS:
CONCEITUAIS:
Saber sobre a necessidade
de se preservar a natureza;
de se preservar a natureza;
Conhecer as causas
da poluição e degradação da natureza;
da poluição e degradação da natureza;
Identificar algumas
maneiras do desenvolvimento sustentável e sua vital importância para
as pessoas;
maneiras do desenvolvimento sustentável e sua vital importância para
as pessoas;
Reconhecer a importância
da água para a vida e suas diversas utilidades;
da água para a vida e suas diversas utilidades;
Conhecer as causas
da poluição e degradação da natureza;
da poluição e degradação da natureza;
Identificar os cuidados
que devemos ter para o uso consciente dos meios ambientais.
que devemos ter para o uso consciente dos meios ambientais.
PROCEDIMENTAIS:
Ouvir histórias,
poesias e textos informativos relacionados ao tema;
poesias e textos informativos relacionados ao tema;
Realizar experiências
com pequenos insetos e plantas;
com pequenos insetos e plantas;
Observar as conseqüências
dos maus tratos ao meio ambiente;
dos maus tratos ao meio ambiente;
Ouvir músicas,
assistir a vídeos que tratem do tema
assistir a vídeos que tratem do tema
Confeccionar maquetes
e painéis relacionados ao tema.
e painéis relacionados ao tema.
Criar uma horta
suspensa;
suspensa;
Realizar atividades
diversificadas que envolvam todas as áreas do conhecimento.
diversificadas que envolvam todas as áreas do conhecimento.
ATITUDINAIS
Economizar água nas diversas situações
cotidianas em casa e na escola.Colaborar para a preservação da água no meio-ambiente.
Ser um agente multiplicador de conhecimentos sobre a água e o meio ambiente em geral.
Valorizar a natureza, percebendo sua importância para a vida de todos os seres vivos.
Adquirir hábitos de cuidado e preservação do meio onde se vive.
ETAPAS PREVISTAS VISANDO
ÀS ÁREAS ESPECÍFICAS DO CONHECIMENTO:
Linguagem oral e escrita e matematica
Produção coletiva
Escrita espontânea;
Atividades com alfabeto
Noções de massa
(pesado/leve), volume (cheio/vazio)
Jogos e quebra cabeças
Natureza e Sociedade
Conversa sobre o
desperdício da água nas diversas situações cotidianas;
Passeio ao redor
da escolinha observando o lixo jogado fora;
Experiência do
pé de feijão e do alpiste;
Horta suspensa;
Vídeos que abordam
o tema.
Pesquisa de gravuras
que ilustrem as diferenças entre o meio ambiente preservado e o não
preservado;
AVALIAÇÃO
Constante durante todo o período
de realização do projeto.Observação dos
alunos durante todas as experiências;
Interesse e participação Constante durante todo o período
de realização do projeto.Observação dos
alunos durante todas as experiências;
na confecção de todas as atividades;
Através de relato oral
Perceber através das diversas atividades realizadas a coerência com o tema exposto e o resultado das produções;
Verificar se houve um despertar ecológico no sentido de reflexão e alerta quanto ao amor e cuidado com a Natureza.