sábado, 17 de março de 2012

Projeto do ano de 2012

PROJETO :
PRESERVANDO A NATUREZA PENSANDO NO FUTURO

JUSTIFICATIVA: Partindo do princípio de que o bebê se desenvolve de acordo com a cultura onde ela é concebida, a criança é um ser onde cada uma delas se apresenta com maior ou menor intensidade nos diferentes estágios de seu desenvolvimento e aprendizagem. Seu desenvolvimento acontece através da emoção, imitação, representação, e aos poucos penetra de forma progressiva no mundo do conhecimento.

No dia a dia com nossas crianças, podemos perceber que a grande maioria, demonstra curiosidade em conhecer e explorar o meio em que vive. O conhecimento de mundo da criança nesse período, depende das relações que ela vai estabelecendo com os outros e com as coisas.

Portanto, buscamos através desse projeto, insetos de jardim, em que, numa simples brincadeira no parque, surgiu o interesse das crianças querendo pegar as formigas na mão, para brincar.

Nessa perspectiva, após pesquisas, percebemos a importância desse inseto à natureza, pois, por mais que as formigas incomodem, a natureza precisa delas. As formigas representam a maior parte da população de insetos do planeta.

Sendo assim, esses pequenos insetos de jardim, estimularam e desenvolveram a capacidade de criação, imaginação, sensação, e percepção, interagindo o conhecimento corporal e intelectual das crianças.


OBJETIVO GERAL:Desenvolver ações pedagógicas que despertem e agucem a curiosidade das crianças, para que as mesmas comecem desde a mais tenra idade a valorizarem a própria cultura, bem como, o meio em que vivem

Conteúdos
- Definição do que é inseto e de quais deles mantém uma organização hierárquica em suas colônias.
- Comparação de semelhanças e diferenças entre abelhas, formigas e cupins.
- Estudo de tópicos relacionados à organização da colônia, funções de cada membro, alimentação, reprodução, partes do corpo de cada inseto etc

Nenhum comentário:

Postar um comentário